Famílias Tipográficas

 Olá a todos! Sejam todos bem vindos ao meu blog. Hoje temos a explicação de um dos temas abordados na sala de aula. 

                                    O que são famílias tipográficas?

Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes. Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, tais como bold (negrito), light (claro), regular, itálico, versalete, entre outros. 

Vamos falar sobre uma fonte específica, a
Garamond.

A palavra Garamond refere-se aos tipos originais baseados na escrita de Claude Garamond para sua tipografia em, aproximadamente, 1530.
Atualmente, várias famílias tipográficas são derivadas (ainda que distantes) dos tipos originais de chumbo de Garamond e estão disponíveis para computadores digitais. Apesar de tais famílias tipográficas serem inspiradas na escrita de Garamond, elas diferem em vários aspectos, como, por exemplo, Altura-x (tipografia) e counters.

Muitas das versões disponíveis para a tipografia das famílias tipográficas inspiradas na escrita de Garamond foram feitas de forma bastante livre, no sentido de incluírem modificações que não estão nos tipos originais. Por conta de sua boa legibilidade, fontes ao estilo de Garamond são populares e muito usadas na composição de texto corrido.




A Garamond divide com a Time New Roman o posto de fonte serifa mais popular do mundo (sendo o tipo serifa mais utilizado na França, o seu país de origem).

Espero que tenham gostado e até breve meninos.


Webgrafia:

Garamond – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inkscape

Padrões de codificação

Boas Vindas 💛