Modelos de cor

 Boa tarde meninos!

Hoje vou abordar o tema " Modelos de Cor " e falar um pouco dos cada um deles.

O que são os modelos de cor?

Um modelo de cor é um modelo matemático abstrato que descreve a maneira como cores pode ser representadas como vários números, tipicamente como três ou quatro valores ou componentes de cor. Quando este modelo é associado a uma descrição precisa de como os componentes devem ser interpretados (condições de visualização, etc.), o conjunto resultante de cores é chamado de "espaço de cores". Tal secção descreve maneiras pelas quais a perceção visual de cor humana pode ser modelada.                                                Alguns dos modelos de cor mais conhecidos, englobam-se em dois grandes grupos, “Modelos de cores aditivas” e “Modelos de cor subtrativa”.

MODELO DE COR SUBTRATIVA

Quando falamos estritamente em termos de conceitos de pintura artística tradicional, vermelho, amarelo e azul são as cores primárias e puras a partir das quais todas as restantes cores são obtidas.

Este modelo é conhecido como modelo de “Cor subtrativa”, do qual muitos de nos aprendemos na escola através da mistura das cores primárias.

Fora do âmbito da mistura da cores pigmento, este modelo baseado nas cores primarias nomeadas é raramente utilizado.
Para efeitos impressão, as cores utilizadas nos modelos de cor subtrativa, são o ciano, magenta e amarelo, este modelo é chamado “CMY”. Referindo as iniciais em inglês das cores Cyam-Magenta-Yellow.

Neste modelo, o preto é criado através da mistura de todas as cores, e o branco é a ausência das cores (assumindo que o papel é branco).
Este modelo corresponde também a um sistema de “Cor subtrativa”.

No entanto, sabemos que a combinação dos primários dão como resultado uma cor preta suja ou indefinida. Para obter a cor preta bem definida e saturada é necessário adiciona-la ao conjunto por outros meios. Quando assim acontece, estaremos a falar do modelo “CMYK”. As iniciais em inglês das cores Cyan-Magenta-Yellow-Black.

MODELO DE COR ADITIVA.

Existem como já perceberam, outras áreas de aplicação da cor e outros modelos de estudo da cor.

Como já explicamos no título anterior, os modelos de cor baseados nas misturas de pigmentos, correspondem a modelos de “cores subtrativa”.
No entanto, quando misturamos cores de luz, usualmente Vermelho/Verde/Azul, estamos a utilizar um modelo de “Cor Aditiva”. Podemos nos referir a este sistema através do conhecido modelo “RGB”.

Todas as possíveis cores podem ser criadas através da mistura destas três cores de luz. Todas estas cores quando misturados em partes iguais produzem o branco; quando não existe nenhuma cor luz, obtemos o preto.

Este sistema de “Cores Aditivas” aplica-se aos monitores de computador, televisão e vídeo projetores, todos os quais resultam da combinação das cores vermelho, verde e azul, cores primárias do círculo cromático para este modelo “RGB”.

  Dentro de cada modelo podemos distinguir modelos diferentes :

  - RGB que permite exibir imagens de cor em monitores

  - CMYK utilizado na impressão

  - HSV que é utilizado na mistura de núcleos do ponto de vista artístico

  - YUV utilizado na transmissão de sinais de televisão 

  O Modelo RGB  é um modelo aditivo que permite exibir imagens de cor em monitores. Descreve como núcleos uma combinação de três núcleos primárias, isto é, que não resultam da mistura de nenhuma outra cor: vermelho (vermelho), verde (verde) e azul (azul).  Uma cor no modelo RGB pode ser qualificado pela indicação de quantidade de vermelho, verde e azul que contém, representando-se por um conjunto de valores numéricos que pode variar entre o mínimo (preto) e o máximo (branco)

Modelo CMYK  é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi criado a cor preta. É um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil de obter sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de núcleos, e esta resulta da sobreposição das cores primárias (ciano, magenta e amarelo). Este modelo se baseia-se na forma como a Natureza cria como suas cores quando reflete a parte do espectro de luz e absorve outros. Daí ser considerado um modelo subtrativo, visto que núcleos são tratados pela redução de outras da luz que incide sobre a superfície de um objeto.

  O Modelo CMYK é usado na impressão em papel. Esta assenta na sobreposição de camadas de tinta de ciano, magenta, amarelo e preto, representa as áreas brancas a inexistência de tinta e como áreas escuras uma concentração de tinta.

O Modelo de HSV E Definido Pelas Grandezas tonalidade (Matiz),saturação(saturação) e valor (Valor).

    1. A tonalidade ou matriz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (ex: amarelo, laranja, verde, etc.) que se exprime num valor angular entre 0º e 360º.

    2. A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura) e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a branca.

    3. O valor traduz a luminosidade (luz refletida) ou o brilho (luz emitida) de uma cor, ou seja, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que esta contém. Por outras, palavras esta grandeza indica a quantidade de preto e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. Assim, a tonalidade e a saturação são elementos de crominância e a luminosidade e o brilho são elementos da luminância.    



modelo YUV guarda a informação de luminância (perceção da luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor (tonalidade e saturação)ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor independente da outra. Assim, este modelo define-se pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U=blue-Y e V=red-Y).Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância, reduzindo, assim, a informação que seria necessária caso se utilizasse outro modelo. Este modelo permite  permite uma boa compreensão dos dados, uma vez que permite que alguma informação de crominância seja retirada sem implicar grandes perdas de qualidade da imagem.

Aplicações: 

  • O modelo YUV é adequado para as televisões a cores, uma vez que permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e os sinais a cores são facilmente separados. Este modelo também é adequado para sinais de vídeo.


Bom por hoje está tudo, espero que tenham gostado dos temas aqui abordados. Fiquem bem e até à próxima meninos. 💜

WEBGRAFIA: 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inkscape

Padrões de codificação

Boas Vindas 💛