Modelos de cor
Boa tarde meninos!
Hoje vou abordar o tema " Modelos de Cor " e falar um pouco dos cada um deles.
O que são os modelos de cor?
Um modelo de cor é um modelo matemático abstrato que descreve a maneira como cores pode ser representadas como vários números, tipicamente como três ou quatro valores ou componentes de cor. Quando este modelo é associado a uma descrição precisa de como os componentes devem ser interpretados (condições de visualização, etc.), o conjunto resultante de cores é chamado de "espaço de cores". Tal secção descreve maneiras pelas quais a perceção visual de cor humana pode ser modelada. Alguns dos modelos de cor mais conhecidos, englobam-se em dois grandes grupos, “Modelos de cores aditivas” e “Modelos de cor subtrativa”.
MODELO DE COR SUBTRATIVA
Quando falamos estritamente em termos de conceitos de pintura artística tradicional, vermelho, amarelo e azul são as cores primárias e puras a partir das quais todas as restantes cores são obtidas.
Este modelo é conhecido como modelo de “Cor subtrativa”, do qual muitos de nos aprendemos na escola através da mistura das cores primárias.
Fora do âmbito da mistura da cores pigmento, este modelo baseado nas cores primarias nomeadas é raramente utilizado.
Para efeitos impressão, as cores utilizadas nos modelos de cor subtrativa, são o ciano, magenta e amarelo, este modelo é chamado “CMY”. Referindo as iniciais em inglês das cores Cyam-Magenta-Yellow.
Neste modelo, o preto é criado através da mistura de todas as cores, e o branco é a ausência das cores (assumindo que o papel é branco).
Este modelo corresponde também a um sistema de “Cor subtrativa”.
No entanto, sabemos que a combinação dos primários dão como resultado uma cor preta suja ou indefinida. Para obter a cor preta bem definida e saturada é necessário adiciona-la ao conjunto por outros meios. Quando assim acontece, estaremos a falar do modelo “CMYK”. As iniciais em inglês das cores Cyan-Magenta-Yellow-Black.
MODELO DE COR ADITIVA.
Existem como já perceberam, outras áreas de aplicação da cor e outros modelos de estudo da cor.
Como já explicamos no título anterior, os modelos de cor baseados nas misturas de pigmentos, correspondem a modelos de “cores subtrativa”.
No entanto, quando misturamos cores de luz, usualmente Vermelho/Verde/Azul, estamos a utilizar um modelo de “Cor Aditiva”. Podemos nos referir a este sistema através do conhecido modelo “RGB”.
Todas as possíveis cores podem ser criadas através da mistura destas três cores de luz. Todas estas cores quando misturados em partes iguais produzem o branco; quando não existe nenhuma cor luz, obtemos o preto.
Este sistema de “Cores Aditivas” aplica-se aos monitores de computador, televisão e vídeo projetores, todos os quais resultam da combinação das cores vermelho, verde e azul, cores primárias do círculo cromático para este modelo “RGB”.
- RGB que permite exibir imagens de cor em monitores
- CMYK utilizado na impressão
- HSV que é utilizado na mistura de núcleos do ponto de vista artístico
- YUV utilizado na transmissão de sinais de televisão
O Modelo RGB é um modelo aditivo que permite exibir imagens de cor em monitores. Descreve como núcleos uma combinação de três núcleos primárias, isto é, que não resultam da mistura de nenhuma outra cor: vermelho (vermelho), verde (verde) e azul (azul). Uma cor no modelo RGB pode ser qualificado pela indicação de quantidade de vermelho, verde e azul que contém, representando-se por um conjunto de valores numéricos que pode variar entre o mínimo (preto) e o máximo (branco)
2. A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura) e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a branca.
3. O valor traduz a luminosidade (luz refletida) ou o brilho (luz emitida) de uma cor, ou seja, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que esta contém. Por outras, palavras esta grandeza indica a quantidade de preto e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. Assim, a tonalidade e a saturação são elementos de crominância e a luminosidade e o brilho são elementos da luminância.
Aplicações:
- O modelo YUV é adequado para as televisões a cores, uma vez que permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e os sinais a cores são facilmente separados. Este modelo também é adequado para sinais de vídeo.
Comentários
Enviar um comentário