Cidadania Digital

Olá a todos!

O post que vou escrever hoje é para vos falar um pouco sobre o que é e para que serve a

 cidadania digital.

O que é essa tal de cidadania digital?

Cidadania digital é o uso da tecnologia de forma responsável. É direito e dever de todos saber usar corretamente as inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor.

A cidadania digital tem como objetivo, proporcionar o direito à cultura digital e utilizar a tecnologia de forma responsável e ética. Todos os conhecimentos e ensinamentos que são disponibilizados através dessa ciência. São divulgados para que as pessoas tenham a correta consciência sobre o impacto que as publicações online que podem causar na vida das pessoas. Assim como informar sobre os cuidados que devem ser tomados enquanto se utiliza a internet. A partir disso, será possível construir uma reputação digital positiva, que poderá trazer vários benefícios para uma pessoa, trazendo-a à reflexão a respeito das redes sociais e também, do uso de ferramentas digitais.

Etiqueta digitalé constituída por um conjunto de regras sociais – formais ou informais; convencionadas ou naturais - que regulam o comportamento e a comunicação dos utilizadores da internet, promovendo a qualidade da socialização e a eficácia comunicativa.

Comunicação digital-é o conjunto de normas relacionadas com o comportamento adequado e responsável no uso das tecnologias.

Literacia digital-são as habilidades necessárias para alcançar a competência digital, sustentadas por competências básicas em TIC e no uso de computadores, com o objetivo de recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação, e de comunicar e participar em redes colaborativas via Internet

Acesso digital- criar uma sociedade mais digital, com mais segurança e praticidade para o dia a dia das pessoas.

Comércio digital- é um tipo de transação comercial (com ou sem fins lucrativos) feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones.

Lei digital-Responsabilidade eletrônica sobre obras e ações.
A lei Digital trata da ética da tecnologia na sociedade. O uso não-ético manifesta-se sob a forma de roubo e/ou crime. O uso ético manifesta-se respeitando as leis da sociedade.

Direito e responsabilidade digital -Liberdades estendidas a todos no mundo digital.
Tal como na Constituição Americana existe uma Declaração de Direitos, há um conjunto básico de direitos estendidos a todos os cidadãos digitais. Os cidadãos digitais têm direito à privacidade, liberdade de expressão, etc. Os direitos digitais básicos devem ser abordados, discutidos e compreendidos no mundo digital.

Saúde e bem-estar digital-Bem-estar físico e psicológico num mundo de tecnologia digital.
A segurança da visão, lesões por esforço repetitivo e boas práticas ergonômicas são questões que precisam de ser abordadas num novo mundo tecnológico. Para além dos problemas físicos, estão aqueles problemas psicológicos que se estão a tornar mais prevalentes, tais como a dependência da Internet.

Segurança digital-Precauções eletrônicas para garantir a segurança.
Em qualquer sociedade há indivíduos que roubam, desfiguram ou perturbam outras pessoas. O mesmo é verdade para a comunidade digital. Confiar nos outros membros da comunidade não é suficiente para a nossa própria segurança.

Para concluir, a boa utilização da tecnologia previne alguns problemas como por exemplo: cyberbullying, protege as pessoas da exposição online e também ajuda a tornarem-se 
cidadãos digitais mais responsáveis.

Espero que vos tenha ajudado. Até à próxima. 💙


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inkscape

Padrões de codificação

Boas Vindas 💛